domingo, 22 de abril de 2007

Linguagens de programação Java e Lua

Trabalho de G1 sobre linguagens de programação
Cadeira de Paradigmas de linguagens de programação - Profa. Patrícia Noll
Alunos:
Douglas Machado
Gustavo Estevo

--------------------------------------------------
Ficha de Linguagem de Programação - JAVA
--------------------------------------------------

Quando e porque surgiu?

Começou a ser desenvolvida há apenas 16 anos, em 1991, nos laboratórios da Sun Microsystems com o objetivo de ser mais simples e eficiente do que suas predecessoras. O alvo inicial era a produção de software para produtos eletrônicos de consumo (fornos de microondas, agendas eletrônicas, etc.). Um dos requisitos para esse tipo de software é ter código compacto e de arquitetura neutra. A idéia dos desenvolvedores não era criar uma nova linguagem e sim antecipar-se para a “próxima onda” do mundo digital: uma possível convergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos comuns em muitos lares.

Quem criou?

Começou com o Green Project, o qual tinha como mentores Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling. Durante 18 meses, 13 pessoas trabalharam no projeto para provar a viabilidade da idéia e no verão de 1992 eles conseguiram concluir um protótipo funcional para demonstrar a idéia inicial. Ele era chamado de *7 (leia-se StarSeven), basicamente um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. O *7 tinha a habilidade de controlar diversos dispositivos e aplicações. James Gosling especificou uma nova linguagem de programação para o *7 e decidiu batizá-la de “Oak”, que quer dizer carvalho, uma árvore que ele podia observar quando olhava pela sua janela.

Contribuições:

A linguagem obteve sucesso em cumprir os requisitos de sua especificação,

mas apesar de sua eficiência não conseguiu sucesso comercial. Com a popularização da rede Internet, os pesquisadores da Sun Microsystems perceberam que aquele seria um nicho ideal para aplicar a recém criada linguagem de programação. A partir disso, adaptaram o código Java para que pudesse ser utilizado em microcomputadores conectados a rede Internet, mais especificamente no ambiente da World Wide Web. Java permitiu a criação de programas batizados applets, que trafegam e trocam dados através da Internet e se utilizam da interface gráfica de um web browser. Implementaram também o primeiro browser compatível com a linguagem, o HotJava, que fazia a interface entre as aplicações Java e o sistema operacional

dos computadores. Com isso, a linguagem conseguiu uma popularização fora de série, passando a ser usada amplamente na construção de documentos web que permitam maior interatividade.

Os principais web browsers disponíveis comercialmente passaram a dar suporte aos

programas Java, e outras tecnologias em áreas como computação gráfica e banco de dados também buscaram integrar-se com o novo paradigma proposto pela linguagem: aplicações voltadas para o uso de redes de computadores.

Atualmente, a linguagem Java é a força propulsora por trás de alguns dos

maiores avanços da computação mundial, como:

- Acesso remoto a bancos de dados

- Bancos de dados distribuídos

- Comércio eletrônico no WWW

- Network CAD

- Interatividade em páginas WWW

- Interatividade em ambientes de Realidade Virtual distribuídos

- Gerência de Documentos

- Integração entre dados e forma de visualização

- Network Computer

- Ensino à distância

-Jogos e entretenimento

----------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Java_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

http://www.inf.ufrgs.br/tools/java/introjava.pdf

http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=84

http://walfredo.dsc.ufcg.edu.br/cursos/2003/progII20031/aulas/intro.htm

http://www.portaljava.com.br/home//modules.php?name=News&file=article&sid=24

http://www.criarweb.com/artigos/622.php

------------------------------------------------------
Ficha de Linguagem de Programação - LUA
------------------------------------------------------

Quando e porque surgiu?

A linguagem de programação Lua surgiu em 1993, com a necessidade interna do Departamento de Informática de realizar tarefas difíceis na área da Informática. O primeiro projeto foi realizado numa parceria entre o Departamento de Informática da PUC e a Petrobrás. O apoio de que a Petróleo Brasileiro S/A precisava estava numa das operações mais delicadas da empresa: as escavações. Com essa nova linguagem, a Petrobrás pôde estabelecer um roteiro (pelo computador) detalhado de como seriam conduzidas as escavações. A empresa passou a economizar tempo e conseguiu organizar mais os detalhes específicos das escavações, como temperatura certa da água e local de atuação das escavadeiras (disse o professor Roberto Ierusalimschy, associado do Departamento de Informática da PUC-Rio). Depois do projeto inicial, surgiram vários outros envolvendo a nova linguagem de programação, como o desenvolvimento, em 1994, de um sistema de intranet (sistema fechado de Internet numa empresa) no Departamento de Informática da PUC-Rio. O professor Ierusalimschy disse, empolgado, que "o projeto começou numa época em que a Internet não era nem comentada no país. Dois anos depois, o sistema foi estendido para todos os estudantes do campus".

Quem criou ?

Surgida no TeCGraf (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica, parceria da PUC-Rio com a Petrobrás), a linguagem de programação Lua foi criada por Roberto Ierusalimschy (engenheiro de sistemas com pós-doutorado na Universidade de Waterloo, no Canadá, professor associado do departamento de informática da PUC-Rio e consultor do TeCGraf) juntamente com seus companheiros Waldemar Celes (professor de Ciências da Computação da PUC-Rio) e Luiz Henrique de Figueiredo (Matemático). O nome Lua veio do fato de que quando eles a criaram, em 1993, planejavam uma linguagem maior, chamada SOL (Simple Object Language), mas depois desistiram dela e pensaram em reduzi-la. Então, alguém sugeriu: já que vocês vão fazer algo menor do que o Sol... E veio o nome Lua.


Contribuições:

A linguagem de programação Lua foi criada com a intenção de estender e facilitar as aplicações de outras linguagens mais pesadas (C ou C++). Num termo mais técnico, Lua "interage" com facilidade à essas outras linguagens. Na prática, é usada - entre outras aplicações - na criação de sistemas de Intranet, construção de sites e jogos eletrônicos. No caso desses jogos - um dos muitos campos onde Lua tem sido utilizada com sucesso, essa linguagem atua como um script, determinando a execução dos movimentos dos personagens, bem como os diálogos dos mesmos. Lua "dita" às outras linguagens de programação o que deve ser feito em termos de animação ou som, como se fosse uma diretora. Seguindo esse raciocínio, quem executa o movimento é, por exemplo, C++, mas quem determina qual o movimento a ser executado é a linguagem de programação Lua.

A principal diferença em trabalhar com Lua é que esta pode ser integrada a outros programas. Só para se ter uma idéia da importância dada à linguagem no exterior, Lua foi utilizada pelos programadores da LucasArts? Entertainment na confecção de dois jogos famosos no mercado: "Grim Fandango" e "Escape from Monkey Island".

Outra prova do conceito que Lua tem no exterior foi a proposta de emprego da empresa americana Yindo feita aos pesquisadores e criadores de Lua. A Yindo deseja desenvolver um produto para concorrer com o Flash, programa de animação da Macromedia, e quer integrar a linguagem Lua para atrair os chamados "Angel Investors" (investidores "anjos", aptos a investir em outras empresas). O interesse de outras empresas em Lua ocorre porque essa linguagem de programação ocupa pouco espaço no HD do computador, é mais rápida entre as chamadas linguagens de extensão - que é uma sub-divisão da linguagem de programação - e é mais fácil de interagir com outros programas. No caso da Yindo, os donos da empresa consideram que o uso de Lua em seus programas seria o diferencial tecnológico necessário para atrair investidores.

A linguagem Lua tem vários “derivados''. O principal deles é o CGILua, que trabalha com aplicações Internet. O CGILua é um programa escrito em C onde você embute trechos escritos em Lua. E o executável do CGILua faz toda a comunicação desse trecho Lua com o protocolo http da Internet. Ou seja, ele faz o papel do CGI. Lua, com seus arquivos de configuração, possibilita que, ao mesmo tempo em que se cria a funcionalidade das páginas, elas estejam sendo diagramadas na produção, e os textos, elaborados por um redator - tudo ao mesmo tempo.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:

http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/MAT052/Lua

http://209.85.165.104/search?q=cache:jYRJqIcy6QQJ:www.tecgraf.puc-rio.br/~lhf/ftp/doc/wjogos04.pdf+linguagem+lua&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

http://www.fabricadigital.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33&sid=28

http://www.linhadecodigo.com.br/noticias.asp?id_noticia=261

Nenhum comentário: